Rodada de reuniões com Conselhos e Câmara Municipal de Cambuí

11 de Junho de 2019

No dia 14 de maio, a equipe do Neiru se encontrou com os membros do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR para apresentar o diagnóstico sobre a atual situação do cenário turístico do município. Foram apresentadas algumas informações levantadas sobre esse assunto e debateu-se sobre a importância de revelar o turismo, cultura e lazer, principalmente em alguns bairros da cidade, onde a própria população apontou deficiência. Os membros do Conselho concordaram com as informações, afirmando que alguns pontos da cidade precisam ser melhor explorados, e debatem sobre o que pode ser feito para que Cambuí seja um ponto de referência na região em que se localiza.

Conselho Municipal de Turismo COMTUR.

No dia 15 de maio, aconteceu uma reunião com os vereadores na Câmara Municipal de Cambuí onde os membros do Neiru apresentaram os resultados obtidos com a pesquisa feita através da população, onde foram apontados os principais problemas: segurança pública, assistência social, mercado de trabalho e emprego. Além destes apontados pela população, os vereadores ainda acrescentaram alguns outros pontos que precisam ter mais atenção, como: habitações, meio ambiente, irregularidade de lotes na zona rural e construção de moradia próximas a locais perigosos como a pedreira que existe na região.

Câmara Municipal

Ainda no dia 15 de maio, o Núcleo se reuniu com o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural e Movimento Cultural Cambuiense (MOCUCA), apresentando o diagnóstico comunitário, onde a população levantou os pontos deficientes em relação ao lazer, cultura e turismo. A principal deficiência levantada pelos presentes foi a realização de eventos culturais apenas no centro da cidade, deixando os outros bairros e zona rural de lado, principalmente por falta de infraestrutura. Uma das saídas debatidas para esse problema é a descentralização dos equipamentos, ou seja, espalhar os equipamentos pela cidade, com a intenção de atingir toda a população cambuiense com eventos culturais, musicais e de lazer.

Encontro com o Conselho de Patrimônio Histórico

Por fim, no dia 16 de maio, o ciclo de reuniões se encerrou no encontro com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Durante esse encontro, foram citadas algumas intervenções que já estão acontecendo na cidade, como a coleta de óleo de cozinha usado e o projeto para os cidadãos plantarem árvores por Cambuí. Em contraponto, o diagnóstico comunitário realizado no município apontou as deficiências no que tange ao meio ambiente, onde a população apontou a poluição de corpos hídricos e a falta de preservação do meio ambiente como o segundo maior problema de Cambuí. Durante a reunião foram debatidas maneiras de minimizar os problemas, como aumento das Áreas de Preservação Ambiental e até criação de Áreas de Preservação Permanente.

Encontro com o Conselho de Meio Ambiente